segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

The End?


É impressionante em ver como as despedidas são terríveis. Dizer "adeus". Pessoalmente, tenho desprezo por essa palavra. Ela me parece muito forte e definitiva. É imutável. É muito difícil lidar com o "final" das coisas. O mais preocupante é que absolutamente tudo tem um fim. Podemos adiá-lo, mas a verdade é que tudo acabará um dia.
As despedidas são assim. O que me consola sempre, é que se algo acabou, isto significa que logo haverá um novo começo.
Costumo ficar triste ao terminar um livro. Convivi por algum tempo com o cenário, com os personagens, com o enredo de uma história imaginada. Me senti envolver por ela. E é difícil ver que ela termina com uma simples palavra: "Fim." Indago fracassadamente: "Como 'fim'? Porque as coisas precisam ter um final?".
Mas a verdade é que essas indagações são ridículas. Não há um motivo ou razão. Precisamos aprender a conviver, saber que a noite trará o fim do dia. Saber que o filme terminará, que a história do livro terá um final, feliz ou triste. Que os nossos relacionamentos, talvez, terão um fim também. Infelizmente, nada é eterno. Nem as pessoas vivem para sempre. E não nos consideramos sempre "seres evoluídos"? Pois bem, nem seres evoluídos como nós, conseguem driblar a morte, por exemplo. E isto é inquietante e arrasador.
Mas como eu disse no meio desta postagem, o que pode iluminar um pouco esta visão triste que temos do final das coisas, é o recomeço. Depois que o livro terminar, vou poder começar outro. O que eu aprendi com ele permanecerá. Depois que o filme acabar, vou poder assistir mais um. A lição que eu tirei daquele filme, isto sim que será imutável. Se um dia tiver que dizer "adeus" para alguém, substituirei esta palavra fria por um "até logo". Afinal, as lições e aprendizagens que esta pessoa me transmitiu, isto não acabará nunca.
Afinal, se tudo precisa ter um fim, o importante seria fazer as coisas durarem. O "pra sempre" não existe. Fazer valer a pena cada momento: este pensamento é que deve nos guiar.

Todo o encanto se acaba
Por que o sol tem que morrer?
(Drive- Frases Feitas)

3 comentários:

anadessoyweiler disse...

Ana, que lindo! Você escreve muito bem, quem me dera saber usar as palavras como você!

"Tudo tem um fim, mas na vida todo final é um novo começo" retirei a frase de um filme, acho que se encaixa perfeitamente a sua postagem. Tudo termina, são poucas as coisas eternas em nossa vida, mas se aproveitarmos ao máximo o final não terá importância;)

beijos

Anônimo disse...

Amei esse poste!!Você disse tudoo!!!

Michel Lopes Del Sent disse...

Preciso fazer elogios, mas não sei o que falar. Apenas acho que um suspiro e um sorriso podem te fazer me entender. É assim que fiquei ao terminar de ler. Realmente você tocou aonde poucos de nós nos concentrávamos. E poucos menos ainda nem pensam nisso. Querem sempre terminar logo as coisas. E quando esses querem tanto terminar algo, ficam realmente 'a ver navios' por que não sabem pra onde ir, ou recomeçar. E você parece saber.

Um beijo. :)

Postar um comentário